
OPERADORAS E SEGURADORAS
Na Help! Corretor temos parcerias de longa data com as principais operadoras e seguradoras do mercado. Para que você escolha a melhor opção é preciso entender quais são suas necessidades. Nossos Corretores e Consultores estão preparados para esclarecer suas dúvidas e assim vamos encontrar qual é o seu plano.
Trata-se de auxílios importantes para todas as fases da vida citadas e que apresentam semelhanças, mas têm definições diferentes. Confira detalhes a seguir.
O plano de saúde já é um velho conhecido do brasileiro, ao passo que o seguro ainda vem ganhando força.
Apesar das semelhanças mostradas, ou seja, a preocupação em prestar auxílio médico-hospitalar, a abrangência do contrato dos dois serviços é bem diferente, além do preço mensal, que costuma ser menor no seguro saúde. Veja a seguir os detalhes.
O plano de saúde oferece ao consumidor um pacote de serviços ligados à saúde a serem prestados mediante determinadas situações. Tudo especificado em um contrato de adesão assinado pelo consumidor.
Como comentamos, a abrangência da assistência oferecida por um plano de saúde é limitada de antemão a um conjunto de profissionais e de estabelecimentos conveniados à operadora. Geralmente, é composta por uma variedade de médicos de diferentes especialidades e também por alguns hospitais, clínicas e laboratórios.
Os nomes dos profissionais e estabelecimentos conveniados são colocados à disposição do consumidor por meio de periódicos (o chamado livreto do plano) e também, é claro, no site da operadora na internet.
É bom ficar sempre de olho nas novidades, pois, naturalmente, há uma rotatividade de profissionais — uma das desvantagens cujos detalhes serão fornecidos mais à frente.
Se o serviço ou tratamento demandado pelo paciente estiver dentro da cobertura do contrato, ele não precisa pagar nada a mais por isso. Isto é: além do pagamento da mensalidade do plano. Se o tratamento estiver excluído da cobertura, em regra, o usuário é que deve arcar com as despesas na totalidade.
A grande diferença do plano para o seguro saúde é a amplitude do contrato. No seguro saúde, o consumidor não fica limitado à rede de profissionais, clínicas, hospitais e laboratórios imposta pela operadora.
O consumidor pode escolher onde fazer seus exames laboratoriais, com quais médicos se consultar e quais hospitais ou clínicas deseja frequentar. Agora, engana-se quem pensa que o consumidor paga uma fortuna em troca de toda essa liberdade de escolha.
O valor do prêmio pago no seguro saúde depende de cada contrato, mas, em geral, costuma ser mais barato do que um plano de saúde. Isso acontece porque o sistema de funcionamento do seguro é um pouco diferente.
O paciente escolhe o profissional ou serviço que deseja, paga por ele e depois é reembolsado pela seguradora. O valor reembolsado, porém, não é de 100% do custo arcado pelo segurado. É claro que, quanto maior o percentual assumido pela seguradora, mais caro será o prêmio pago pelo segurado.
A grande verdade é que cada modelo de assistência à saúde tem vantagens e desvantagens, logo, tudo depende das necessidades e das peculiaridades de cada um.
O importante mesmo é não ficar descoberto, já que todo mundo está sujeito ao risco de ser acometido por uma doença repentinamente, mesmo seguindo as dicas que demos no início deste artigo com relação a uma vida saudável nas diferentes fases da vida. Mas confira as vantagens do seguro e do plano de saúde e descubra qual opção mais se encaixa no seu perfil.